Central de Atendimento:

(12) 3128-3800

Pronto Socorro Municipal de Guaratinguetá

O Pronto Socorro Municipal de Guaratinguetá está localizado nas dependências do Hospital Maternidade Frei Galvão e é, atualmente, administrado pela instituição, funcionando 24 horas por dia.

O Pronto Socorro realiza atendimentos em Pediatria, Clínica Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Cirurgia, Neurologia e Buco Maxilo (os dois últimos com plantão à distância) e tem como função principal atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes em estado grave de urgência e emergência, ou seja, que correm risco de morte. Pessoas acidentadas, com suspeita de infartos, fraturas entre outros são considerados casos de emergência e, consequentemente, são prioritários. Por isso, os pacientes que procuram a unidade passam pela classificação de risco, que é uma triagem técnica realizada por enfermeiros que avaliam o grau de prioridade no atendimento por meio de pulseiras colocadas nos pacientes: vermelha – emergência, laranja – muito urgente, amarelo – urgente, verde – pouco urgente, azul – não urgente.

Em casos que é necessário a internação do paciente, o mesmo é cadastrado em um sistema interligado com outras instituições, que aceita ou recusa a vaga. Se recusada, o paciente permanece em observação no Pronto Socorro aguardando liberação de vaga para qualquer outro hospital da rede que atenda ao SUS. Em casos de emergência, o paciente é inserido na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
um atendimento humanizado.

O Pronto Atendimento Infantil funciona das 7h às 19h e conta com um atendimento humanizado em um ambiente especialmente preparado para o público infantil com sala de emergência, consultório médico, sala para procedimentos e leitos para observação.

O Hospital Maternidade Frei Galvão é uma instituição sem fins lucrativos, ou seja, todo lucro é aplicado em benfeitorias na própria instituição.

Com mais de 14.400 m² de área construída para atendimentos, conta com uma equipe multidisciplinar que se dedica a atender de forma humanizada e acolhedora os pacientes que procuram os serviços hospitalares, divididos em setores especializados como Cardiologia, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Especialidades Médicas, Hemodiálise, Hemodinâmica, Hospital Dia, Laboratório de Análises Clínicas, Maternidade, Oncologia, UTI Adulto, UTI Coronariana e UTI Neonatal.

Além disso, conta também com um Pronto Atendimento e Pronto Atendimento Infantil atendendo 24 horas os casos de urgência e emergência.

No início, a maternidade contava com 20 leitos, sendo particulares e gratuitos, o que acarretava em várias dívidas. Confiando na Providência Divina, a obra foi ganhando uma nova estrutura e, por volta de 1981 foi inaugurada a primeira fase do hospital, composta de 6 andares, vários apartamentos, 5 salas de cirurgia, 1 sala de parto, berçário e 1 centro de recuperação.

Seguindo uma política de constante aprimoramento, o Hospital Maternidade Frei Galvão evoluiu e, atualmente, todos os setores são informatizados, e todos os serviços e procedimentos contam com equipamentos modernos, a fim de oferecer para a população de Guaratinguetá e região um serviço hospitalar de qualidade.

São Luís Scrosoppi é o Santo da Providência e da Confiança de Deus. Foi canonizado no dia 10 de junho de 2001, após curar, milagrosamente, um jovem de 20 anos com AIDS e em fase terminal.

Nascido no ano de 1804 em Údine, norte da Itália, foi ordenado sacerdote no ano de 1827 e beatificado em 1981. Foi um promotor da mulher, dedicando-se aos pobres, doentes e abandonados. Enquanto ainda sacerdote, juntamente com um grupo de jovens, fundou a Congregação das Irmãs da Providência em 1845. Queria que tratassem os doentes com toda dedicação, carinho e humanidade, pois em sua fé no doente estaria Jesus vivo e sofredor.

Faleceu na Itália em 1884, deixando à Congregação das Irmãs da Providência a missão de levar adiante o projeto de Deus para o serviço aos mais pobres. Antes de morrer, o Santo deixou por testamento: “Caridade, caridade, salvar as almas e salvai-as com a caridade”.

Atualmente, a Congregação se dedica em 12 obras (entre hospital, escolas, creches e asilos) espalhadas pelo Brasil.

Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Bem vindo ao atendimento virtual, ao continuar você concorda com nosso Aviso de Privacidade para WhatsApp e autoriza o tratamento de dados, conheça mais em: https://hospitalfreigalvao/aviso-de-privacidade-whatsapp/