Agendamento de consultas e exames:

(12) 3128-3715 | 3128-3711 | 3128-3707
(12) 3128-3835 - WhatsApp

Núcleo de Segurança do Paciente

O Hospital Maternidade Frei Galvão tem como prioridade oferecer um serviço de saúde com qualidade, alinhado a Segurança do Paciente, além de um atendimento humanizado e alta resolutividade, acompanhados da constante melhoria dos processos.

O foco do NQSP é no cuidado seguro e na disseminação das melhores práticas assistenciais, assim como o monitoramento de indicadores, taxas de adesão das equipes a protocolos e promoção de ações de melhoria tanto em termos imediatos, para pacientes que estão em atendimento, quanto na revisão permanente dos padrões de conduta adotados pelo hospital.

A Segurança do Paciente é uma questão de prioridade na instituição, com um compromisso firme e visível de toda a liderança na eliminação ou mitigação de riscos na assistência ao paciente, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a segurança do paciente é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, com redução de atos inseguros nos processos assistenciais e o uso das melhores práticas descritas de forma alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente”.

O Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente do HMFG, em uma de suas primeiras ações, implantou um mecanismo para que todos os profissionais pudessem notificar os eventos envolvendo os pacientes, com o objetivo de conhecer e compreender os fatores associados à ocorrência dos incidentes e atuar na tratativa dos eventos, visando a redução dos riscos e o aumento da segurança do paciente, promovendo um olhar mais educativo por meio da elaboração dos planos de ação.

O HMFG construiu 6 protocolos que são as metas internacionais para a segurança do paciente (conforme diretrizes da OMS – Organização Mundial da Saúde), cujo propósito é promover melhorias especificas na segurança do paciente.

São eles:
1- Identificação do paciente;
2- Comunicação efetiva;
3- Administração segura de medicamentos;
4- Cirurgia segura;
5- Higienização das mãos e
6- Prevenção ao risco de quedas e lesões por pressão.

O HMFG tem como prioridade absoluta a qualidade do atendimento e a segurança do paciente.