Hospital Frei Galvão

Hospital Frei Galvão -

Mastologia

É a especialidade que trata as doenças da mama. Fazem parte da rotina do Ginecologista o exame físico e a solicitação de exames complementares, como a ultrasonografia e mamografia. No caso de haver alguma alteração é necessária a avaliação de um mastologista.

A Importância da Doença da Mama

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a sexualidade e a imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas, após esta idade, o seu aparecimento na população cresce rápida e progressivamente. Os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém é raro, constituindo menos de 1% dos casos de câncer de mama. Mesmo quando o diagnóstico não é tão precoce, novos tratamentos têm possibilitado a muitas mulheres viver com a doença e apresentar uma boa qualidade de vida. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.

Sintomas:

Nas fases iniciais, a maioria dos tumores não apresenta sintomas. Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumoração no seio, acompanhado ou não de dor na mama. Podem também surgir caroços palpáveis nas axilas.

Fatores de Risco:

Muitas mulheres que acabam desenvolvendo o câncer de mama não apresentam fatores de risco, porém os estudos científicos mostraram que existem alguns fatores que aumentam a chance de aparecimento da doença:

-Idade

-História pessoal ou familiar de câncer de mama

-Longa história menstrual

-Não ter engravidado ou ter engravidado tardiamente

-Obesidade

-Mutações genéticas

-Doença benigna da mama

-Uso de anticoncepcionais e reposição hormonal

Prevenção:

A detecção precoce faz muita diferença na sobrevivência contra a doença através do exame clínico e mamografia possibilitando maior chance de cura.

Diagnóstico Precoce:

As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. A mamografia pode achar tumores que não são palpáveis.

O exame das mamas, realizado pela própria mulher, não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico) qualificado para essa atividade.

Tratamento:

O tratamento depende do tipo, tamanho e grau de acometimento do tumor. Podem ser realizadas cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonioterapia.

O mastologista realiza a cirurgia com o objetivo mais conservador possível. A avaliação da axila também faz parte do tratamento cirúrgico.

O oncologista também acompanha a paciente juntamente com o mastologista, complementando o tratamento clinicamente.

Procure seu mastologista para tirar suas dúvidas a respeito das doenças mamárias e faça seus exames regularmente.

Dra. Kyra Borges Fernandes Otsuka

Ginecologia e Mastologia