Hospital Frei Galvão

Hospital Frei Galvão -

Gastroentereologia

O que é Gastroentereologia?

É a especialidade da Medicina que trata das patologias do aparelho digestivo.

A Gastroenterologia também avalia a relação do aparelho digestivo (composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso) com outros órgãos, como a vesícula e o fígado.

Isto acontece porque ao longo do tubo digestivo, que começa na boca e termina no ânus, há o envolvimento destes e outros sistemas no processo digestivo.

A especialidade, além de intervir no tratamento das doenças comuns ao aparelho digestivo, também vem assumindo um caráter preventivo;

– Orientando no consumo de dietas mais saudáveis;

– Incentivando a aplicação de vacinas contra os diversos tipos de hepatite;

– Esclarecendo sobre a importância de exames que revelem tumores do intestino grosso;

– Aliando-se no combate ao fumo, responsável pelo aumento dos casos de câncer de esôfago e do pâncreas.

O trabalho da Gastroenterologia reforçou-se com o avanço dos exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

A endoscopia também passou por modificações e hoje é o principal procedimento para a detecção de anormalidades no aparelho digestivo.

Baseado na política de inovação e excelência em serviços que culminarão com a abertura do Centro Diagnóstico, a instituição adquiriu equipamentos de última geração e firmou parceria com profissionais da mais alta competência para criar o maior serviço de Gastroenterologia e Endoscopia perioral do Vale do Paraíba.

Será oferecido aos clientes do Hospital e região o que há de mais moderno em investigação e tratamento para as doenças do aparelho digestivo, algo somente visto em serviços de ponta nos grandes centros de nosso país.

A Gastroenterologia e a Endoscopia perioral são especialidades que se complementam na prevenção, acompanhamento o tratamento de doenças do aparelho digestivo (esôfago, estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar e pâncreas). Para tal é necessária a realização em um único local de consultas com especialistas e exames como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colângiopancreatografia retrógada que permitem não só procedimentos diagnósticos e curativos como também a realização de biópsias e colocação de endopróteses. Assim sendo, nada mais oportuno que a iniciativa mais uma vez pioneira do Hospital Frei Galvão de criar todas as condições necessárias para tornar disponível à população de Guaratinguetá e Vale do Paraíba algo tão grandioso e moderno como este serviço.

Em paralelo serão disponibilizados ainda exames como broncoscopia, pHmetria de 24 horas e manometria esofágica que permitirão ampliar os métodos de diagnóstico e terapêuticos da especialidade.