Hospital Frei Galvão

Telefone:

Hospital Frei Galvão -

Densitometria Óssea

AGORA COM O MAIS MODERNO EQUIPAMENTO DE DENSITOMETRIA ÓSSEA. O LUNAR DPX NT. MEDE TAMBÉM A MASSA MAGRA E A MASSA GORDA

Densitometria-Óssea-Lunar-D1

PRECISÃO EXCEPCIONAL E RADIAÇÃO DE BAIXA DOSE
Promove diagnóstico preciso e confiável de riscos de fraturas e osteoporose.

Um conjunto abrangente de aplicativos de densidade óssea, bem como a análise da composição total do corpo. Fornece dados precisos sobre os tecidos moles e composição óssea, incluindo a densidade mineral óssea (BMD), massa magra e de gordura do tecido, e o percentual de gordura.

Lunar-DPX-NT-Exame4

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL PELA DENSITOMETRIA

A avaliação da composição corporal torna-se uma importante ferramenta utilizada na detecção, prevenção e no tratamento das diversas doenças crônicas, bem como em programas de emagrecimento e condicionamento físico relacionados à melhorias das condições de saúde individuais ou coletivas. Desordens alimentares como sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia e a sarcopenia são problemas constantemente abordados por médicos e detectados por meio das técnicas de avaliação da composição corporal.

Na avaliação e preparação física de atletas este exame possui características únicas que fazem do método o padrão de referência para avaliação da composição corporal, com excelente acurácia e precisão.

É o único método capaz de informar a composição de gordura, massa magra e tecido mineralizado por segmentos (braços, pernas, tronco e abdômen).

O exame é muito simples para o paciente, não requer nenhum preparo especial e tem duração de 10-15 minutos, podendo ser repetido quantas vezes for necessário.

DENSITOMETRIA OSSEA E OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, responsável por perda de altura, problemas posturais e deixa os ossos mais porosos e mais suscetíveis à fraturas.

A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica, caracterizada tanto por uma deficiência quantitativa quanto qualitativa do osso, resultando na redução da densidade mineral dos ossos e por alterações na sua arquitetura, que acomete as pessoas, principalmente mulheres após a menopausa ou a partir dos 50 anos de idade.

O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento da osteoporose e para a prevenção das fraturas. Nesse sentido, é fundamental a realização do exame de densitometria. O exame é rápido, indolor e não exige nenhum preparo especial.

A densitometria por DXA é a técnica mais atual para a medida da densidade mineral óssea (DMO), tornou-se “padrão ouro” para o diagnóstico de osteoporose.

Para medir a densidade mineral óssea (DMO), com acurácia e precisão, utiliza-se um aparelho chamado densitômetro. Este aparelho especial que emite duas faixas de raios-X em sítios ósseos periféricos e axiais (coluna lombar, fêmur proximal e quando necessário o antebraço) e com isso quantifica a massa óssea dado extremamente útil na avaliação de risco de fraturas osteoporóticas.

Radiografias comuns não são suficientemente sensíveis para detectar a osteoporose até que uma quantidade muito grande de massa óssea (mais de 30%) já tenha sido perdida.

Assim, as medições de massa óssea são muito úteis na decisão de se iniciar um programa de prevenção ou de tratamento.

Exames periódicos também podem ser úteis no acompanhamento da doença e no controle do tratamento.

Seu médico pode lhe orientar sobre dietas, atitudes, exercícios e medicações que podem auxiliá-lo a preservar seus ossos fortes enquanto a idade chega. A eliminação dos maus hábitos de vida, o estímulo à atividade física e a exposição moderada e correta aos raios solares devem ser sempre consideradas seja na prevenção ou no tratamento da osteoporose.

O exame é muito simples e rápido, não requer nenhum preparo especial e pode ser repetido quantas vezes for necessário.

EXAMES REALIZADOS NA DENSITOMETRIA ÓSSEA
– Avaliação da Composição Corporal
– Estudo da Osteoporose
– Densidade Corpórea

HORÁRIO PARA AGENDAR EXAMES
Centro de Diagnóstico (Térreo)
2ª a 6ª feira: das 6 às 19h
Sábado: das 6 às 13h
24h: Urgência e Emergência
(12) 3128-3800

HORÁRIO PARA RETIRAR RESULTADOS DE EXAMES (Térreo)
Centro de Diagnóstico
2ª a 6ª feira: das 7 às 19h