Hospital Frei Galvão

Hospital Frei Galvão -

SCIH

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) atua na prevenção e controle de infecções hospitalares, tendo como objetivo trabalhar na redução de incidência das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), a fim de garantir a segurança dos pacientes e funcionários.

Dentre suas atividades, estão a vigilância das IRAS em pacientes hospitalizados ou não, nas seguintes topografias: urina, sanguínea, cirúrgica e pneumonia. Além disso, o setor de SCIH realiza também algumas ações voltadas à saúde e comportamento dos funcionários, como campanhas de vacinação e treinamentos. Para manter o controle e prevenção das IRAS o setor realiza a revisão e supervisão das técnicas, adesão à higienização das mãos, racionamento do uso de antimicrobianos, vigilância das doenças infectocontagiosas e IRAS.

No Hospital Maternidade Frei Galvão, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é formada por uma equipe multidisciplinar composta pela direção, médico, biomédico, farmacêutico, enfermagem e secretária, atuando em todos os setores do Hospital, em especial, nas UTIs.