Hospital Frei Galvão

Telefone:

Hospital Frei Galvão -

Clínica da Dor

O objetivo do atendimento é identificar as principais causas de dor, investigação e tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida.

A avaliação da dor se faz inicialmente através de uma anamnese apurada, isto é, uma consulta em que o médico detalha os fatores desencadeantes, agravantes, atenuantes e fatores que melhoram o processo doloroso, o uso de medicações e doenças associadas como reumatismos e doenças endocrinológicas como o diabetes.

O exame físico através de reflexos neurológicos, teste da sensibilidade e avaliação da força e da musculatura, da postura e da marcha permite distinguir as diversas doenças que causam dor.

Os principais diagnósticos a serem considerados são:

– Dores de cabeça – Enxaqueca, cefaléia tensional, tumores cerebrais e aneurismas cerebrais;

– Dores nas pernas – Neuropatia diabética, doenças vasculares;

– Dores no rosto – Neuralgia do Trigêmio, dor facial atípica, disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM);

– Dores musculares – Síndrome Miofascial (Contraturas musculares), Fibromialgia;

– Dores na coluna – Hérnias de disco, estenose do canal, tumores da Coluna Vertebral, fraturas das vértebras;

– Dores articulares – Reumatismo (artrite reumatóide)

Exames complementares como exames de sangue, Radiografias, Tomografias e Ressonâncias Magnéticas auxiliam de forma importante no diagnóstico.

O tratamento está relacionado com o diagnóstico e pode ser clínico com medicações, sessões de fisioterapia e orientações posturais, mudanças de hábitos de vida e cirúrgico com microneurocirurgias, infiltrações, fixação da coluna vertebral e neuroestimuladores medulares.