Hospital Frei Galvão

Telefone:

Hospital Frei Galvão -

Capela Hospitalar

CAPELA HOSPITALAR SÃO LUÍS SCROSOPPI E CAPELA PERPÉTUO SOCORRO

Um espaço de Oração, Fortalecimento e Fé.

Capela-São-Luís-Scrosoppi

A Capela de São Luís Scrosoppi está localizada na parte interna do hospital (piso térreo). Aberta a todos os pacientes e familiares.

Na parte externa, ao lado do Centro de Diagnóstico do hospital, encontra-se a Capela de Perpétuo Socorro, onde são realizadas as missas para o público em geral.

Capela-2-Hospital-Frei-Galv

HORÁRIOS DE MISSA NA CAPELA PERPÉTUO SOCORRO

Celebração da Palavra
Segunda-feira, às 18h

Missa
Quinta e sexta-feira, às 18h
Domingo, às 7h

HISTÓRIA DE SÃO LUÍS SCROSOPPI – FUNDADOR DAS IRMÃS DA PROVIDÊNCIA

As Irmãs da Providência são as fundadoras do Hospital Frei Galvão.
São Luís Scrosoppi é o Santo da Providência e da Confiança de Deus. Foi canonizado no dia 10 de junho do ano 2000, após ter milagrosamente curado um jovem de vinte anos com a doença da AIDS em fase terminal. Mostrou-se o protetor todo especial dos desempregados que a ele recorreram.

Nascidos em Údine, norte da Itália, em 1804, é o terceiro filho sacerdote de Dona Antônia e Domingos Scrosoppi. Foi ordenado sacerdote no ano de 1827 e, daí para frente, dedicou-se totalmente às meninas pobres e abandonadas, aos doentes e aos mais pobres.

São Luís era de família abastada, mas não hesitou em se fazer mendigo para sustentar as meninas do orfanato. Ganhou com isso insultos, bofetadas e pessoas lhe atiçando cães, mas nada o fez desistir. São Luís, sempre abandonado na Providência do Pai, confiava na ajuda de Deus. Com isso, viu os milagres de ter trigo no celeiro, quando o mesmo havia acabado, e de ter comida na casa das abandonadas, quando não tinha nada para pôr na panela.

Foi um promotor da mulher. Ele, sacerdote, junto com um grupo de jovens, fundou a Congregação das Irmãs da Providência, que atuam no Hospital Maternidade Frei Galvão desde o ano de 1942. Queria que tratassem os doentes com toda dedicação, carinho e humanidade, pois pela sua fé no doente lá estaria Jesus vivo e sofredor.

Reconhecido Santo pelo povo do seu tempo, fez vários milagres. Foi beatificado no ano de 1981 e canonizado em 2000. Sua festa é celebrada na Igreja e na Congregação no dia 5 de outubro.

Faleceu na Itália em 1884, deixando à Congregação das Irmãs da Providência a missão de levar adiante o projeto de Deus para o serviço aos mais pobres.

Hoje as Irmãs da Providência trabalham em onze países, procurando manter vivo o jeito de amar e servir do seu fundador. Juntamente às Irmãs da Providência um grupo de leigos scrosoppianos que simpatizam com o jeito e espiritualidade de São Luís Scrosoppi.

O Santo, antes de morrer, deixou-nos por testamento: “Caridade, caridade, salvar as almas e salvá-las com a caridade”.